Quem Somos ?

Núcleo de Estudantes Africanos do IST (NEAIST) nasceu em 23 de Outubro de 2019 através de uma vontade enorme não só de promover a inclusão dos estudantes africanos na vida académica e social do IST, como também de dar a conhecer ao corpo estudantil o quão rica e diversa é a cultura africana, criando assim um intercâmbio valioso através do desenvolvimento de atividades de relevância social, cultural e académica.

Tem como objetivo apoiar e acompanhar os estudantes africanos, em particular, ao longo das suas carreiras académicas, abrangendo assim um leque de problemas que afligem todos os estudantes da nossa instituição independentemente das suas origens; neste sentido não somos um núcleo só para os estudantes africanos, somos um núcleo para todos. Esta iniciativa criou-se após uma reflecção acerca do papel que a comunidade africana tem no nosso campus, que sendo diversa e com fortes valores culturais tem, afinal de contas, muito a contribuir ao resto da comunidade estudantil.

Sendo assim, vimos a necessidade de abordar os principais problemas enfrentados pelos estudantes africanos que iniciam as suas carreiras no IST, nomeadamente no que toca a integração social e adaptação aos novos métodos de ensino. No entanto, acreditamos que deve existir um clima de interajuda, partilha e respeito entre todos nós para que possamos responder às necessidades de todos.

Participe e faça parte da nossa organização!

Órgãos Sociais do NEAIST
2023/2024

Presidência

A presidência foca-se sobretudo em criar laços fortes com as instituições às quais o NEAIST deve a sua legitimidade. É dever do presidente e do vice-presidente procurar proporcionar uma experiência única aos colaboradores, através de programas enriquecedores à comunidade estudantil. Esta agenda solidifica a reputação do Técnico enquanto uma instituição de renome internacional que valoriza a diversidade e o multiculturalismo no mundo profissional e científico. 

  Valores e princípios de atuação: 

  • Maior visibilidade no Técnico e no exterior;
  • Cooperação com associações africanas e instituições públicas;
  • Gestão aprimorada; 
  • Planeamento longo-termo;
  • Sucesso académico;
  • Valorização cultural;
  • Reconhecimento dos parceiros essenciais e dos trabalhos elaborados pelas Direções cessantes;
  • Capacitação interna;
  • Dinamismo corporativo;
  • Criação de parcerias com parceiros fundamentais;
  • Fomentação de recursos financeiros.

Miza Mabunda

- Presidente -

Luana Marques

- Vice-Presidente -

Mesa da Assembleia Geral (MAG)

A Assembleia Geral é o órgão deliberativo máximo, no qual os estudantes africanos participam ativamente, interagindo e debatendo sobre as decisões do NEAIST. 

No sentido de dirigir e coordenar os trabalhos do plenário, à MAG compete tornar públicas as convocatórias do plenário (ordinárias e extraordinárias), dirigir e orientar as atividades do plenário, elaborar e divulgar (em tempo útil) as respectivas atas e zelar pelo cumprimento das decisões do plenário. 
 

Auzenda Lopes

- Presidente -

Ana Maria Joana

- Vogal -

Concelho Fiscal

O Concelho Fiscal é o órgão fiscalizador do NEAIST, pelo qual está incumbido de zelar pelo cumprimento do estatuto interno, dos regulamentos e da lei em vigor ao nível da atividade administrativa e financeira da associação. Compete a este órgão examinar a escrituração e os documentos, dar parecer sobre o relatório de contas e de atividades, bem como sobre o plano de atividades e orçamento para o ano seguinte, e dar parecer sobre quaisquer outros assuntos que os outros órgãos associativos possam submeter à sua apreciação. 

O Concelho Fiscal procura sempre garantir e comunicar  transparência a todos os seus membros relativamente às atividades desenvolvidas pelo núcleo, visando a maior integração possível de todos os seus membros. 

Thato Mokone

- Presidente -

Associativismo, Cultura e Assuntos Académicos

O departamento de Associativismo, Cultura e Assuntos Académicos tem como objetivo a valorização do multiculturalismo presente na comunidade estudantil do Instituto Superior Técnico. Reconhecendo a importância da representação dos estudantes africanos,  este departamento visa desenvolver programas de integração e acolhimento dos estudantes, procurar oferecer mais exposição positiva à cultura africana por meio de atividades lúdicas e promover programas de desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito da importância da internacionalidade. Também destina-se a criar canais de apoio ao desenvolvimento académico e profissional dos estudantes africanos. O seu foco é, por um lado, construir um canal de comunicação para assuntos relacionados com a vivência académica no IST, bem como a vivência quotidiana em Portugal, através do Programa de Mentorado NEAIST. Por outro lado, desenvolver relações do âmbito profissional entre a comunidade estudantil e os mercados africano e internacional através do Projeto de Desenvolvimento Profissional.

Elisa Pedro

- Coordenadora -

Nélido Atumane

- Colaborador -

Comunicação e Imagem

O departamento de Comunicação e Imagem estabelece o contacto com a comunidade estudantil e com demais entidades externas, sendo o principal responsável por todo o trabalho de marketing e relações-públicas do NEAIST. Da perspetiva interna, cabe a este departamento gerir e facilitar a comunicação entre os diferentes órgãos internos do núcleo. Por outro lado, é também responsável pela projeção da imagem do NEAIST através de atividades que incluem a gestão dos seus diferentes canais de comunicação e redes sociais, criação e edição de material gráfico e divulgação e promoção de eventos. O principal objetivo deste departamento é atuar de forma a fazer chegar ao público-alvo todo o trabalho desenvolvido pelo NEAIST e estabelecer uma ponte para que as necessidades dos alunos sejam ouvidas e atendidas. 

Regino MBonge

- Coordenador -

Cristhian Amaro

- Colaborador -

Relações Externas

O Departamento de Relações Externas encarrega-se de todos os assuntos relativos à chegada dos estudantes internacionais, através da prestação de apoio em questões burocráticas, mas também trabalha no sentido de estabelecer parcerias de modo a desenvolver novos programas de mobilidade internacional.

Felisberto Sambú

- Coordenador -

Júnior Sané

- Colaborador -